Treinamento Funcional

TREINAMENTO FUNCIONAL

                      O Treinamento Funcional é um método que utiliza padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros, envolvendo a integração do corpo como um todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento.

 

 

                 Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais.

 

                   Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivos, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

 

                    O método utiliza o peso do próprio corpo, ou materiais alternativos como cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo.

                  São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método  tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do Treinamento Funcional é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

BENEFÍCIOS

• Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;

• Melhoria da postura;

• Melhoria do equilíbrio muscular;

• Diminuição da incidência de lesão;

• Melhora do desempenho atlético;

• Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;

• Aumento da eficiência dos movimentos;

• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;

• Melhora da força, coordenação motora;

• Melhora da resistência cardiovascular e periférica  muscular ;

• Melhora da lateralidade corporal;

• Melhora da flexibilidade e propriocepção;

• Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Lembrando sempre que deve ser realizado avaliações constantes do indivíduo para que se trabalhe a necessidade de cada um.

 

INDICAÇÕES

  • Para todas as pessoas com ou sem alguma patologia.

CONTRA INDICAÇÕES

  • Não existem contra indicações absolutas, apenas relativas, apenas de acordo com a patologia, quando houver.