FISIOTERAPIA
Definição Ciência aplicada tendo por objetivo o estudo do movimento.
Objetivo Preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função.
Cinesioterapia – terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que tem como objetivo recuperar a função dos mesmos.
Eletrotermofototerapia – procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o ultra-som terapêutico, o laser, o tens, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.
Mecanoterapia – Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
Recursos Manipulativos – São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos, fáscias e trações segmentares e axiais.
Hidroterapia – Procedimento feito no ambiente aquático
Termoterapia – Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.
Crioterapia – Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.
O exercício profissional do fisioterapeuta compreende a avaliação físico-funcional do paciente, a prescrição do tratamento, indução do processo terapêutico, a alta no tratamento e a reavaliação sucessiva.
Áreas de Atuação
- Neurologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Reeducação postural
- Reumatologia
- Disfunção de ATM
- Fisioterapia Pediátrica
- Fisioterapia Desportiva
- Fisioterapia Dermato-funcional
- Ergonomia
- Geriatria e Gerontologia
- Fisioterapia Preventiva e Saúde Pública
- Educação
- Pesquisa