DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
É uma técnica que tem como objetivo drenar o excesso de líquidos estagnados em uma área, pois estimula o sistema linfático, ajuda ativar o sistema imune, eliminar resíduos metabólicos, toxinas do corpo, reduz o excesso de fluídos e promove relaxamento. A Drenagem Linfática facilita o escoamento da linfa para a corrente sanguínea onde será posteriormente eliminada, principalmente, pela urina.
A linfa é um líquido incolor que tem a função de filtrar as impurezas do sangue (toxinas) e circula no organismo por uma rede de vasos microscópicos- vasos linfáticos.
Benefícios:
– Ativa a circulação sanguínea
– Melhora a oxigenação das células
– Estimula a imunidade (aumento da produção de linfócitos)
– Melhora a ação antiinflamatória
– Aumenta o potencial reparador das células e dinamiza os processos catalisadores de uma boa cicatrização, todos perdurando por horas mesmo após a drenagem cessada.
Como se faz:
A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem com movimentos lentos, suaves e precisos.
Indicações:
– Pré e pós- operatórios como: mamoplastias, cirurgias de varizes, faciais, entre outras;
– Período pré-mentrual;
– Edema, edema gestacional e linfedema;
– sensação de cansaço nas pernas;
– Acne;
– Coadjuvante na eliminação de celulites, pois todo processo de formação da celulite se inicia com a retenção hídrica que acarreta a má
oxigenação dos tecidos e acúmulo de toxinas no local
E é contra- indicado em:
– Infecções agudas;
– Insuficiência cardíaca;
– Trombose;
– Hipertensão;
– Câncer;
– Asma brônquica;
– Bronquite asmática;