Saiba qual o melhor Colchão e Travesseiro para você dormir melhor

Share

O colchão ideal para evitar a dor nas costas não deve ser nem muito duro, nem muito mole, porque o mais importante é manter a coluna sempre alinhada, mas sem ser desconfortável.

Para isso, o colchão deve ceder de forma a acompanhar a curvatura do corpo e o travesseiro deve permitir que o pescoço fique reto.

Em média, cada pessoa passa um terço da sua vida dormindo e, por isso, a escolha de um colchão com qualidade e de um travesseiro adequado é muito importante para garantir uma boa noite de sono e um descanso reparador. Porque quando dormimos bem, somos muito mais produtivos no dia seguinte.

 

Como escolher o melhor colchão

 

Para você não errar na hora de comprar um colchão, fique atento às seguintes características:

  1. Verificar se o colchão volta ao normal depois de pressionado;
  2. Escolha o mais confortável para você: um colchão com mola, espuma ou viscoelástico. Teste as 3 opções antes de comprar;
  3. Deite no colchão e veja se a coluna se encontra alinhada e direita, e se o corpo está bem acomodado, especialmente na região dos ombros e do quadril;
  4. Se comprar um colchão de casal, este deve ser um pouco mais firme porque o peso da outra pessoa pode refletir no seu lado da cama;
  5. Se você estiver dentro do peso ideal prefira um colchão menos denso e se estiver acima do peso, prefira um com mais sustentação e densidade;
  6. Verifique se o comprimento do colchão é suficiente, especialmente se você tiver mais de 1,90m;
  7. Experimente o colchão na loja, deitando nele durante 5 minutos de preferência na posição em que costuma dormir, pois só sentar ou colocar a mão não é suficiente;
  8. Preferir um colchão com enchimento biodegradável ou com tecido antimicrobiano que evita o desenvolvimento e acúmulo de fungos e bactérias, especialmente se você tiver alguma alergia;
  9. Compre primeiro o colchão e só depois a cama, porque seus tamanhos podem variar.

Se o colchão for muito mole, ele irá ceder e afundar, deixando a coluna torta e se ele for muito duro irá causar dor na região dos ombros, coxas ou quadril. Depois de escolher e comprar um colchão a adaptação do corpo pode levar algum tempo, podendo ser necessários até 30 dias para que o corpo se habitue.

Além disso, pessoas com problemas de saúde como hérnia de disco, bico de papagaio ou artrose necessitam de um colchão mais firme para apoiar bem a coluna. mas além disso devem dormir na posição correta.

Para comprar um colchão para criança não são necessários colchões muito caros , uma vez que as crianças são leves, não exercendo muita força no colchão. Além disso, é necessário lembrar que estes colchões precisam de ser trocados em pouco tempo, devido ao crescimento natural da criança.

 

Quando trocar o colchão

É aconselhado trocar o colchão a cada 10 anos porque é normal haver o acúmulo de ácaros, que favorecem problemas respiratórios e alergia, inclusive na pele.

Também é recomendado trocar sempre que achar que o colchão está sujo ou quando já tem a forma do seu corpo. No entanto, você pode virar o colchão 1 vez por ano para diminuir o risco de que o colchão fique marcado.

 

Como escolher o melhor travesseiro

 

Um travesseiro incorreto pode causar dor de cabeça, de pescoço ou na coluna e por isso a sua escolha é tão importante como o colchão. Assim, para escolher um travesseiro adequado deve:

  1. Deitar e verificar se a coluna e pescoço se encontram alinhados e direitos;
  2. Informar-se sobre os materiais do travesseiro, se são biodegradáveis ou se contêm tecido antimicrobiano que evita o desenvolvimento e acúmulo de fungos e bactérias;
  3. Se dorme de lado necessita de um travesseiro médio ou alto, se dorme de barriga para cima, de um travesseiro baixo ou médio e quem dorme de bruços não precisa de travesseiro.

Tal como acontece com o colchão, o travesseiro adequado não deve ser nem muito alto nem muito baixo, devendo ter a altura ideal para garantir que o pescoço fica direito.

É importante que o travesseiro favoreça o alinhamento da coluna, de forma a evitar que esta fique curvada, por isso existem alguns travesseiros ortopédicos que possuem uma pequena curvatura, que serve para apoiar bem o pescoço.

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário