Quais Exercícios De Academia São Perigosos Para A Coluna?

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A musculação pode ser uma grande aliada das nossas costas, mas alguns de seus movimentos – principalmente se realizados do jeito errado – não são recomendados a quem já tem um problema na região.

Nem tanto para trás… untitled 5

Ao inclinarmos o tronco para trás durante um exercício com peso, as articulações facetárias, que estabilizam a espinha, sofrem uma sobrecarga. Se elas já estão abaladas – por um desgaste qualquer ou pelo excesso de malhação – , é dor na certa.

…Nem muito para a frenteuntitled 6

Os discos intervertebrais são uma espécie de cartilagem que impede o atrito entre as vértebras. Ao jogarmos a parte superior do corpo para a frente enquanto malhamos, eles são espremidos, acelerando degenerações dolorosas.

O que evitar

Abdominal Oblíquo

Seu objetivo é definir os músculos da lateral do abdômen. Entretanto, como demanda uma rotação do tronco para levar o cotovelo rumo ao joelho oposto, às vezes força os discos intervertebrais – fator nada positivo entre quem já reclama de dores ali.

untitled 7Extensão Lombar

O exercício exige esforço principalmente da porção inferior das costas. Só que, na hora de erguer o corpo, acontece uma hiperextensão da coluna, o que pressiona as articulações facetárias. Gente com algum problema na lombar deve pular essa máquina.

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Agachamento

Na fase mais baixa do movimento, quando o joelho está bem flexionado, a curvatura da região lombar se acentua bastante. Isso, junto com o peso extra vindo da barra e das anilhas, tende a maltratar as articulações da espinha.

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Levantamento Terra

Se o indivíduo mantém a coluna curvada para a frente no momento em que desce ou sobe o tronco segurando a barra, transfere a pressão aos discos intravertebrais. Já se estende demais a região, levando o bumbum para trás, o prejuízo recai sobre as articulações facetárias.

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Leg Press

Como no levantamento terra, tudo depende da maneira com que se posiciona a lombar. Se ela ficar muito estendida, a carga empurrada pelas pernas vai repercutir nas articulações. E, se encurtar pra frente, irá agredir os discos.

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Rosca Concentrada

Quando você fica sentado com o corpo inclinado para a frente enquanto suporta um halter, a pressão sobre a cartilagem que separa as vértebras chega a ser quase três vezes maior em relação a quando está parado em pé, em posição ereta. Precisa dizer mais?!

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E quem tem hérnia?

Há situações em que o disco intervertebral, por uma sobrecarga excessiva, se desloca e comprime um nervo, quadro conhecido como hérnia e que gera bastante dor. O levantamento de peso ajuda a contornar o problema ao fortalecer músculos que apoiam a espinha, aliviando a compressão do nervo. Mas ele só deve ser feito após a avaliação do médico e com muito cuidado em cada gesto executado.

Fonte: Saúde.Abril.com.br (02/2015)

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