Síndrome Femôro-Patelar

“Meu joelho pipoca, estala ao subir e descer escadas…” “Quando levanto depois de ficar sentado por muito tempo, dói”. Soa familiar? Estas podem ser sintomas da síndrome de dor femôro-patelar (SDFP).
Esta condição envolve principalmente a patela e o fêmur e, embora muito comum, é difícil de tratar pois são várias as estruturas envolvidas portanto as causas também podem ser variadas.
Também conhecido como Síndrome da Dor Anterior do Joelho, é mais frequente entre mulheres e muitas vezes não tem uma causa exata. A dor femôro-patelar exige cuidados que incluem: o uso de calçados adequados, alongamento, fortalecimento muscular e, às vezes bandagens e órteses.
O tratamento logo no início da manifestação dos sintomas pode ajudar a evitar complicações futuras e a não desenvolver a síndrome.Dor da Síndrome Femôro-Patelar (SFP).
A dor ocorre na região anterior (da frente) do joelho e agrava-se após correr ou caminhar (durante estas atividades às vezes você pode ouvir estalos), quando subir e descer escadas, agachar, ou até no caminhar em superfícies desiguais. De uma maneira geral durante a realização das atividades funcionais.

O que é esta síndrome?
Embora não tenha uma origem exata, sabe-se que a síndrome pode desenvolver por desgaste, sobrecarga ou impacto, que causa o desequilíbrio articular da patela. Para ter uma idéia melhor do que acontece, veja abaixo uma figura da anatomia da articulação femôro-patelar.

download (4)musculos_joelho_visao_lateral-300x236

Articulação Femôro-patelar                                                                                                             Músculos e ossos da Articulação Femôro-Patelar

Ao dobrar, o joelho aumenta a pressão entre a patela e seus vários pontos de contato com o fêmur. Logo vem à mente que o desgaste por uso excessivo do joelho pode ser a causadora do desequilíbrio, mas, entre pessoas inativas pode ocorrer a sobrecarga e não o desgaste, podendo desencadear o mesmo efeito. Além disso, o impacto da carga do peso da própria pessoa pode contribuir para esta dor, especialmente entre corredores.

Agora veja o que ocorre com a patela quando a pessoa contrai os quadríceps.

download

Se a pessoa desenvolver a SDFP, até o ato de ficar sentado por muito tempo pode se tornar doloroso, a exemplo do “sinal do cinema”, devido à pressão extra sobre o fêmur durante a flexão do joelho.

Possíveis Causas Biomecânicas

Desequilíbrio Estático:

•  Pé chato
  •  Pé cavo
  •  Aumento do ângulo Q (desvio da Patela para medial ou lateral)
  •  Causas musculares – fraqueza e perda de flexibilidade. Fraqueza dos quadríceps e Adutores, perda da flexibilidade dos Isquiotibiais e Poplíteo.

Desequilíbrio Dinâmico:

• principalmente entre os componentes mediais e laterais e a porção oblíqua do vasto lateral, o vasto lateral oblíquo.

imagesTratamentos:
Estudos científicos que tiveram amplo follow-up (acompanhamento dos pacientes pelos pesquisadores) indicam boa taxa de sucesso dos tratamentos conservadores. O tratamento deverá ser individual e baseado em exame físico e busca o reequilíbrio da articulação FP.

O tratamento convencional consiste do seguinte:

• Gelo, especialmente pós-atividade, e Antiinflamatórios;
  • Exercícios e Fisioterapia: fortalecimento e alongamento da musculatura de quadril, posterior da coxa, panturrilha e banda iliotibial (especial o fortalecimento dos quadríceps por terem papel importante na movimentação da patela);
  • Descanso Relativo (o paciente deve considerar a mudança para uma atividade aeróbica sem impacto) promovendo um descanso dessa articulação;

Quando há necessidade de correções biomecânicas além dos tratamentos fisioterápicos usuais, após cuidadoso exame físico, seu fisioterapeuta ou seu médico poderão indicar:

•  enfaixamento ou bandagem (Bandas Flexíveis ou Rígidas) do joelho;
  •  avaliação do calçado;
  •  suportes e órteses.

A educação ao paciente é de suma importância e pacientes devem ser informados do que realmente esperar de um tratamento.
Em geral, o tratamento conservador é eficaz no tratamento da SFP quando o paciente é disciplinado. No caso do paciente não tão disciplinado, é indicado que tenha o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Fonte: http://fisioterapiasiqueira.wix.com/tratamento#!sindrome-femoro-patelar/cxy6

You should have the formatting in mind prior to starting

Whatever the case, it is always best to refrain from getting punished for submitting

You must

This is sometimes quite hard because

Whenever you’re searching for a certain newspaper,

The following step must be to receive a word processing application on your pc and also to

By simply reading a couple testimonials, you’re going to be able to see

It’s also feasible to

You could even add extra sections or pages to your document by using the add buttons which appear when you pick the space

There are plenty of excellent

An outline also allows you to focus on a particular part of your essay rather than

It’s also very important to look at how long it will take for

These writers know the rules and format of this essay and know how to

If you want to earn your research paper stand out among the

If you’re likely to focus on the present events, then the secret is to begin reading up on all and creating

Knowing how to compose an essay will really improve your own ability

Whether it’s for an internet mission or an academic article, a company needs

For instance, if you’re doing a research paper for your own master’s in computer science, then you won’t need to write one to get a report on pc hacking because there is an already recognized paper written by people

There are individuals who have hardly any experience with writing,

This usually means that the pupil could also get his/her essays on line and it’ll be as if

You might

When you’ve written the first paragraph, then you must always start with a significant thought and continue on

Essay topics ought to be brief enough to

As I read and write my research paper, I will see that I have

In addition, if you are fighting with a word paper you may discover that your other author or editor will be able to assist you navigate to the website a terrific thing.

learned and added a few to my writing style.

avoid boring the reader and confusing them.

to the secondary thoughts.

want to pick out the primary points of this essay and then focus on those particular points.

he/she did the homework sitting before the computer.

however they need a good deal of paper.

who specialize in this region.

to have all of the facts they need in order to write a composition successfully.

to write a persuasive essay.

notes.

rest, give it your own personal touch.

locate the right questions to ask you.

them to get back to you after they have done your student’s thoughts and findings.

having to examine it all around.

resources available online that can help you become more familiar with current trends.

button.

find someone else to write your documents for you.

that company is the very best in making very good quality of content articles.

search for the term paper writers who work with it.

you might want to start looking for a paper that is needed fora job.

you can’t find any faults or issues with the paper.

also locate a good means to achieve them and to ask for feedback on your essays.

your work late.

your research paper.

Try to maintain the topics and subject matter simple and should affordable-papers.net you would like to write an engaging essay then you need to also attempt to think about different things than what you generally do.