RPG nas correções posturais

Como está sua postura?

content_rpg-vida-simples

•  A coluna saudável:

A Coluna Vertebral é formada por quatro curvas fisiológicas: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar.
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma das técnicas mais indicadas para quem tem hipercifose, já que ela, como o próprio nome indica, realiza um trabalho progressivo de reeducação da postura.

Coluna-Vertebral

•  Hipercifose:

hipercif

A hipercifose é a curvatura aumentada da região torácica. Seus tipos podem ser flexível (muscular) ou rígida (estrutural).

RPG – NO TRATAMENTO DA HIPERCIFOSE

Atuando na conscientização do indivíduo sobre seu próprio corpo, promove uma reeducação da postura através do realinhamento estrutural e muscular.
Durante a sessão o paciente é induzido a ficar em posturas específicas que alongam os músculos e reposicionam a coluna e quadris, permitindo nova percepção corporal, desta vez com o corpo posicionado de forma correta e alinhado.
Quanto mais cedo se começa o tratamento, melhores serão os resultados; crianças e adolescentes que precisam trabalhar a postura e consciência corporal devem recorrer a este método.
Não só a melhora da postura é o objetivo principal desta técnica, quem trabalha muito tempo na mesma posição ou fazendo movimentos repetitivos também se beneficiará com a RPG, através do relaxamento muscular e diminuição das dores.

• Hiperlordose:

b91350452702c88a71376247dab40c78

A lordose passa a ser considerada uma deformação quando atinge um ângulo superior a 60° na coluna cervical ou está entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a chamar-se hiperlordose, que pode estar associada a uma anteversão pélvica, no caso da lombar, ou uma proeminência da cabeça, na cervical.
A má postura é um fator importante na formação da hiperlordose, já que atinge principalmente as mulheres, acostumadas ao uso do salto e a atividades físicas como o balé.
As gestantes, na tentativa de compensar o peso da barriga, jogam a coluna para trás, assumindo assim uma postura incorreta, o que faz com que a lordose torne-se acentuada, uma vez que após o parto a musculatura permanece flácida e acaba por dificultar o retorno à postura correta.
O indivíduo com hiperlordose sente dores nas costas durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como o ficar em pé por muito tempo, por exemplo.
Como a flexão do tronco usualmente alivia a dor, o indivíduo frequentemente prefere sentar ou deitar.
São recomendados, normalmente, exercícios de alongamento e a Reeducação Postural Global (RPG), podendo ser bem complementada com o uso de coletes ou palmilhas posturais caso seja necessário. Porém o tratamento serve apenas para correção postural e alívio das dores musculares.

• Escoliose:

escoliose

A escoliose é uma deformação morfológica tridimensional da coluna vertebral. Verificando-se quando há um desvio da coluna no plano frontal para a esquerda ou direita resultando em um formato de “S” ou “C”, acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).

RPG NO TRATAMENTO DE ESCOLIOSE

Esta técnica tem como objetivo restabelecer a funcionalidade e flexibilidade normais novamente da coluna, tendo a capacidade de moldar a coluna em todas as dimensões, tanto na estrutura articular vertebral como muscular, reorganizando-a e promovendo uma modelagem estrutural de forma superficial e eficiente na sua correção. A RPG tem uma visão global do indivíduo corrigindo todas as compensações provocadas pela escoliose, fixando uma nova consciência do esquema corporal normal, redirecionando para a normalidade, aliviando e eliminando dores com eficácia. A RPG tem ainda um contributo importante a nível psicológico e emocional, minimizando possíveis traumas através dos resultados não só do ponto de vista doloroso, como também do ponto de vista estético.
A técnica de RPG tem sido reconhecida como uma das melhores técnicas para correção das Escolioses, mesmo com complicações graves e até preparatórias para cirurgia. A fisioterapia clássica trata a região dolorosa, de forma segmentar e localizada, porém nem sempre aquela região é a causa, pode ser a consequência de outras lesões/problemas – sistema causa-consequência.

rpg

•  Retificação cervical:

cervical7

Retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade da coluna, apresentando assim os músculos anteriores do pescoço encurtados e os músculos levantadores da escápula, esternocleidomastóideo e escaleno alongados e enfraquecidos. Essa aparência pode ser vista numa postura exageradamente militar(dorso plano) e dá um aspecto de pescoço achatado. O tratamento é fortalecer os músculos enfraquecidos.
A coluna cervical tem como função básica, a sustentação do peso da cabeça e permitir um amplo grau de movimento facilitando as tarefas do dia a dia. Entretanto, este movimento em demasia e geralmente realizado de forma errada, como nas profissões que exijam a posição sentada ou em pé com o olhar voltado para baixo durante longas horas do dia e da mesma forma, durante o sono com travesseiros incorretos e posições ruins podem levar ao surgimento de sintomas dolorosos da cervical, como torcicolos, cervicobraquialgias – dor na cervical irradiada para o braço – e outros.
A dor na coluna cervical pode ocorrer devido a um aumento na tensão da musculatura do pescoço causado por estresse e/ou posicionamento inadequado, podendo levar à consequências mais sérias como encurtamento dos músculos cervicais limitando o movimento da cabeça e pescoço, podendo levar à um desgaste ósseo precoce (artrose) com surgimento de bicos de papagaios (osteófitos) e alterações biomecânicas como a retificação da curvatura fisiológica da cervical predispondo o surgimento de hérnias de disco, dores de cabeça, tonturas, geralmente agravados quando se assume posição incorreta.

TRATAMENTO COM RPG

Para melhorar o quadro de toda essa sintomatologia cervical se faz necessário uma reeducação postural adequada. Visando tratar a causa da dor e os sintomas, a RPG promove alongamento das cadeias musculares encurtadas, descompressão muscular e articular com as trações da cervical, de forma a reequilibrar um segmento corporal com o restante do corpo. Tratando o problema de forma global os resultados serão duradouros e em muitos casos definitivos e não paliativo.
Portanto, esta é a proposta da R.P.G (Reeducação Postural Global), que com sessões semanais, visa tratar as causas que originam os sintomas para, assim, resolvê-los.