Obesidade e seu impacto no Sistema Articular

Share

obesidad2Apontado pelo Sistema Brasileiro de Saúde (SUS), mais da metade da população com mais de vinte anos apresenta sobrepeso. A gordura em excesso além de acarretar diversos acometimentos em sistema cardiovascular, digestório, respiratório também afeta as articulações entre elas a de quadril, joelhos e coluna.

A artrose uma das patologias mais conhecidas, é incidente e freqüente principalmente em idosos e mulheres além de ser comum devido ao processo natural envelhecimento. A obesidade é um dos principais fatores de risco pra o desenvolvimento da mesma, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas acima de 60 anos com essa característica aumentará quinze vezes contra cinco da população total, devido as mudanças pelo envelhecimento, como o aumento da gordura corporal, diminuição de força muscular, fragilidade óssea entre outras, aumentando a incapacidade nessa faixa etária.

artriteFigura 1. Regiões mais acometidas pela artrose

A fisioterapia atua no tratamento de diversas formas, além dos recursos de analgesia como eletroterapia para a diminuição da dor, há recursos como a mobilização articular, alongamento das estruturas envolvidas, desenvolvimento de protocolos de exercícios tanto em solo como na água. Até mesmo com métodos como o Pilates e a Reeducação Postural Global (RPG) de uma forma mais abrangente.

Para atividades mais dinâmicas e práticas esportivas, é necessário o comprometimento por parte do indivíduo primeiro na sua reeducação alimentar assim como no plano de tratamento sugerido pelo fisioterapeuta para que esse mantenha sua qualidade de vida e alcance a reabilitação desejada.

raiox

Fonte: http://www.brasilsus.com.br/noticias/nacionais/105336-obesidade-pode-causar-problemas-nas-articulacoes-como-artrite-e-artrose.html

http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/conscientiae_saude/csaude_v8n1/cnsv8n1_3e1506.pdf

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário