Salto alto : use , não abuse !

Share

salto 2

A invenção do salto alto é atribuída a Catarina de Médici , casada com Henrique II , em Paris ; que por ter estatura baixa , encomendou sapatos que a deixavam mais alta. O que virou moda desde então.

As mais vaidosas justificam seu uso como um sacrifício pela beleza , já que apesar da dor , ninguém resiste a um belo par de salto alto. Outras dizem que depois de tanto tempo usando , já nem sentem mais dor.

Porém , o uso excessivo pode causar vários problemas nos pés , calcanhares , tornozelos , coluna e até circulatórios.

Devido a anatomia dos nossos pés, quando usamos salto alto , modificamos a pressão uniforme que existe nele para apenas um ponto de pressão ; podendo causar joanetes , calosidades , dedos em garra , unhas encravadas ,problemas sérios nos ossos sesamóides (ossos pequenos da planta dos pés próximos ao hálux) como sua inflamação e até fratura. As tendinites e bursites também são muito comuns .

Nos tornozelos além do grande estresse articular , pode ocorrer entorses que são causadores de várias intervenções cirúrgicas . O encurtamento dos músculos das panturrilhas e do tendão de Aquiles é a causa mais comum de procura para um tratamento conservador.

salto 1

Em relação aos joelhos, pode ocorrer um aumento excessivo da sua extensão , o que causa certa pressão sob a patela, levando ao desgaste da cartilagem da mesma. Comum também é o que chamamos de joelho valgo ( deslocamento da parte interna dos joelhos para o centro do corpo como um verdadeiro ¨X¨) , causador de problemas em meniscos e ligamentos.

Já na coluna , as alterações posturais são os fatores mais comuns de dor. O uso abusivo dos saltos altos podem deslocar o nosso centro de gravidade provocando aumento da lordose lombar , anteriorização da cabeça assim como rotações da pelve. Os discos intravertebrais sofrem com essas alterações e podem provocar as famosas hérnias discais .

Os transtornos circulatórios mais comuns , como o edema de membros inferiores, ocorre devido a grande pressão exercida pelas articulações atingidas.

Mesmo assim,não é necessário a abolição do nosso querido salto alto . É indispensável a sua adequação.

O calçado ideal deve ter de 3 a 5 com de altura ,boa absorção de impacto , confortável o suficiente para não se tornar deformante , como os sapatos de bico fino . As plataformas e os ¨meia- pata¨ são os mais recomendados. Eles compensam a altura na parte de trás do pé , assim a descarga de peso fica mais equilibrada em todo o pé e não somente em uma parte dele .

O ideal é que não se use salto alto todos os dias ou por muitas horas. Faça rodízio entre sapatos de salto alto e baixo.

Os exercícios de fortalecimento muscular , são indicados para estabilizar as articulações e diminuir os riscos de alteração do alinhamento articular. E os alongamentos, principalmente dos músculos da coluna e membros inferiores tem papel preventivo.
Se você é adepta do salto alto , use-o com moderação, porque assim a elegância e a beleza não serão substituídas por dores e incapacidades.

salto 3

Fonte: Domínios XVII 184 / Fev/Mar.14. www.bemestar/globo.com.br

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário