Lombalgia Gestacional: Terapia por exercícios

Share

clip_image002

Durante a gestação o organismo materno passa por várias modificações físicas para se adaptar as mudanças causadas pela liberação hormonal que afeta o funcionamento normal da biomecânica postural. Uma das queixas frequentes é a dor lombar ou lombalgia.

Algumas abordagens podem ser eficazes para redução ou melhora da dor lombar, a mais indicada é a terapia por meio de exercícios. Esses promovem um melhor equilíbrio muscular e posicionamento da pelve, que estabiliza a articulação lombossacra além de melhorar a eficiência cardíaca, pulmonar e reduzir o estresse.

As alterações posturais se tornam mais evidentes principalmente após a 20ª semana de gestação, quando se percebe o crescimento abdominal e das mamas, o que provoca modificações importantes. A dor pode ser tão intensa que pode incapacitar as gestantes para as atividades domésticas cotidianas, grande parte ausenta-se do trabalho, gerando licença médica com frequência, muitas delas se preocupam se serão capazes de cuidar de um recém-nascido.

Métodos:

  • A cinesioterapia com alongamento aumenta a capacidade funcional. O fortalecimento muscular, principalmente dos músculos abdominais também é recomendado.

clip_image002

  • Reeducação Postural Global (RPG) para tratar a dor lombar e reduzir as limitações funcionais.

clip_image002

  •  Medidas preventivas como orientações quanto a postura em atividades diárias e orientações ergonômicas. Informações quanto ao repouso, ficar em pé por muito tempo e carregar peso, devem conscientizar as gestantes das condições dos seus músculos diante das exigências extras que a gravidez solicita.
  • Pilates que além de contribuir para o fortalecimento do assoalho pélvico, ajuda a melhorar a consciência corporal, estabilidade segmentar e pélvica, postura, dor, eficiência no movimento, flexibilidade, circulação e relaxamento.

clip_image002

  • A fisioterapia é uma das especialidades da área da saúde que pode contribuir muito para o alivio da dor lombar e melhorar a habilidade das gestantes no desempenho das atividades diárias, conseqüentemente sua qualidade de vida, através de recursos variados como forma de tratamento.

clip_image002

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário

Comentários fechados nesta matéria.