A postura corporal reflete no movimento dinâmico do corpo.
Sem uma boa postura a saúde geral pode ser comprometida, uma vez que os efeitos a longo prazo dá má postura, pode afetar vários sistemas do organismo, a pessoa pode muitas vezes ficar cansada, incapaz de trabalhar ou mover-se apropriadamente, pode afetar também funções como a digestão, respiração, evacuação, músculos e articulações.
A má postura, além de causar problemas de saúde, também promove uma aparência corporal desleixada, até mesmo para os magros, a pessoa fica com uma imagem de baixa autoestima, com ombros rodados para frente, seios flácidos e barriga caída.
Por isso, para conseguir uma postura corporal correta e evitar a barriga:
- ao sentar: basta apoiar totalmente as costas na cadeira, e deixar os dois pés bem apoiados no chão, não ficando com as pernas cruzadas;
- ao andar : é importante ter calçados que apoiam completamente os pés de forma confortável;
- ao dormir: também, é importante deitar de lado, e colocar um travesseiro entre as pernas, que devem estar ligeiramente encolhidas.
Além disso, no dia a dia deve-se contrair levemente a barriga ao caminhar , encolhendo a barriga e posicionar bem os ombros de forma a que o corpo fique bem ereto e o queixo deve estar paralelo ao chão .
Com o passar do tempo, manter uma postura correta fica cada vez mais fácil. Mas caso apareçam dores ou outras dificuldades, é importante consultar um Fisioterapeuta.
Andar e sentar-se com as costas devidamente posicionadas favorece o trabalho dos músculos eretores da coluna e os abdominais a atuarem como uma espécie de cinta natural na zona da barriga e as pregas de gorduras ficam menos evidentes.
Quando o indivíduo nutre uma má postura dia após dia, os seus órgãos internos são projetados para frente e para baixo, e isto associado à flacidez abdominal e má alimentação, resulta em gordura localizada na região abdominal. Por isso é que a má postura faz barriga.
Ao adotar uma postura correta, todos os seus músculos são naturalmente fortalecidos e melhoram o seu tônus diminuindo assim flacidez especialmente da zona abdominal. Isso melhora a circulação sanguínea, e a drenagem linfática da área evitando ainda o acúmulo de gordura nesta região.
Fonte: Revista Tua Saúde.
Sem Comentários, Deixe um comentário