Benefícios do Pilates na artrose de joelho

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A artrose ou osteoartrite é o nome dado ao processo de degeneração da cartilagem, fazendo com que aja uma diminuição, podendo chegar à perda total, do espaço existente entre os ossos das articulações.

A cartilagem articular ou cartilagem hialina é uma estrutura que está presente nas extremidades ósseas das articulações. Suas principais funções são garantir o deslizamento das superfícies articulares entre si de maneira suave e sem atrito, suportar pressões pelas articulações e a distribuir de maneira uniforme as pressões intra-articulares.

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Qualquer articulação pode ser afetada, porém, os locais mais comuns são: dedos, quadril, joelhos, e coluna (lombar e cervical). Elas podem surgir de forma primária ou secundária:

Primária: são aquelas que se desenvolve em pessoas que já tem uma pré-disposição genética.

Secundária: são aquelas que se desenvolvem de fatores como a idade, obesidade, micro-traumas articulares de repetição, prática de esporte de alto impacto e sobrecargas de maneira geral.

A dor é um sintoma marcante nos pacientes com artrose que pode ser de intensidades variadas dependendo do estágio da patologia, da época do ano (torna-se mais aguda nos dias de baixa temperatura). Nesse estágio realiza-se a fisioterapia convencional com analgesia, em estágios mais avançados não se obtém resultados satisfatórios com a fisioterapia, precisando às vezes o paciente ser submetidos a cirurgia para colocação de prótese.

Dentre os recursos terapêuticos da fisioterapia, existe o Método Pilates, para a reabilitação desse paciente. Os exercícios devem sempre respeitar as limitações de cada um, como a amplitude e dores articulares, e a intensidade de resistência das molas a ser vencidas quando forem utilizados os aparelhos ou faixas elásticas. É importante que o grupamento muscular em torno da articulação envolvida seja alongado e fortalecido na intenção de diminuir o contato entre as superfícies ósseas e, consequentemente, apressão intra-articular e a dor.

No Pilates há vários exercícios que podem ser realizados sem sobrecarga, favorecendo com isso, a  articulação atingida e facilitando a execução do movimento sem desconforto. O profissional deve estar sempre atento e corrigir, sempre que necessário, a postura do aluno evitando compensações desnecessárias que podem prejudicar tanto a articulação em questão como qualquer outra.

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Quanto mais cedo a prática melhor. A melhor maneira de prevenir, retardar o surgimento das artroses e trata-las é através de atividade física.

Fonte: www.fisioweb.com.br/ www.revistapilates.com.br

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