Kinesio Taping x Bursite

Capa e Figura I

É denominada de Bursite a inflamação da Bursa ou Bolsa Sinovial, que envolve as articulações e funciona como uma espécie de amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. Os locais mais afetados são: ombros, cotovelos, joelhos e quadril;

Figura IIa

Figura IIb

Figura IIc

Figura IId

contudo, ela está em maior número no ombro, devido à quantidade de bursas encontradas nesta região.

Figura III

Entre as causas mais comuns de Bursite estão: Os traumas, as infecções, lesões por esforço, uso exagerado da articulação, má postura, artrose, artrite e gota. O paciente sente muita dor, restrição ao movimento e pode aparecer edema na articulação, que vai dificultar ainda mais a mobilidade. A Kinesio Taping é muito útil na reabilitação dessas articulações comprometidas pela Bursite. Sempre usá-la associada à Fisioterapia, desta forma o resultado é bem satisfatório, geralmente não sendo necessário a intervenção cirúrgica.

Figura IV

A bandagem Kinesio Taping, age proporcionando uma ação anti-inflamatória, relaxando a parte muscular, ajudando também a dar suporte à articulação comprometida, aliviando a dor e melhorando a  amplitude de movimento.

Figura V

Portanto, se tiver uma dor persistente no ombro, cotovelo, joelhos ou quadril, pode ser Bursite e esta dor poderá atrapalhar e muito a sua qualidade de vida e sua performance no esporte.

Fonte: Prof. Alexandre Arante Ubilla Vieira.