Kinesio Taping

Share

CAPA E FIGURA 1

 

O método Kinesio Taping, é uma bandagem funcional terapeutica, com a utilização de bandagens do tipo Kinesio Taping, que foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase, na década de 70, criando um método que pudesse habilitar ou reabilitar a ação motora sem limitar o movimento. A bandagem funcional do tipo Kinesio Taping proporciona a manipulação dos tecidos moles prolongando os benefícios da terapia manual.

FIGURA 2

A aplicação da bandagem Kinesio Taping reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem funcional promove, elevando a pele. Desta forma a circulação sanguínea e o sistema linfático fluem livremente.

Indicações

Quadros álgico (Lombalgia, Cervicalgia,Bursite,Tendinite e outros);
Lesões musculares (Distenções,Contraturas,Câimbras e outras);
Alterações posturais (Hipercifose, Hiperlordose, Escoliose e outras);
Edemas locais (Entorse e inchaço em geral);
Falhas posicionais nas articulares (Ombros Protusos, Patela com desvio medial ou lateral e outras).

FIGURA 3

 

 

 

 

 

Contra-indicações

Feridas abertas;
Edemas generalizados;
Carcinomas;
Alterações cutâneas;
Tromboses.

Material utilizado:

A bandagem elástica é composta por um polímero elástico 100% algodão.
Hipoalérgica livre de látex e resistente a água sendo de rápida evaporação e secagem e a cola é ativada pelo calor da fricção.

A utilização do Kinesio Taping na fisioterapia

Seu diferencial é a estimulação do sistema tegumentar, linfático e muscular, além da estabilização de articulações. Nos últimos anos, a técnica vem sendo uma grande aliada dos fisioterapeutas, que ao utilizarem as fitas aumentam as suas ferramentas para tratar os pacientes.

FIGURA 4

Além de promover tratamento em lesões comuns, como distensões, tendinites e outras causas de dor e limitação funcional. Esta bandagem é altamente eficaz para a estabilidade e suporte tanto no músculo como na articulação, proporcionando assim uma prevenção de futuras lesões ligadas ao esporte ou simplismente em pessoas comuns em suas atividades rotineiras.

FIGURA 5

Aplicação da Kinesio Taping

FIGURA 6

Após uma avaliação detalhada e uma manobra manual fisioterápica, a técnica da Kinesio Taping consiste na aplicação da fita elástica sobre a área a ser tratada, sendo que em alguns casos é necessário realizar a tricotomia (raspagem dos pelos) para melhor aderência. A fita tem uma direção, uma tensão e um tipo de corte a serem feitos, podendo permanecer na pele de 3 a 4 dias. Estas fitas são peculiares por não limitar os movimentos sendo utilizados muito por atletas em qualquer modalidade até mesmo esportes aquáticos, por poder ser utilizada por pacientes de todas as idades, até mesmo bebês.

FIGURA 7

Fonte: Prof. Sérgio Henrique Borin.

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário