Como Escolher Seu Colchão E Travesseiro

Share

Como escolher seu colchão

1º  A escolha de um colchão errado pode causar indisposição, cansaço e até dores na cabeça.

• No momento da escolha de um colchão peça ao vendedor que lhe informe o tipo de colchão e/ou travesseiro levando em consideração seu peso e altura.

• O tempo de vida de um colchão pode variar de 1 a 10 anos dependendo dos materiais e acabamento utilizados.

• Quando se escolhe um colchão para casal, deve-se levar em consideração o peso e altura do cônjuge maior.

• Quanto a firmeza, seu colchão não deve ser muito “duro”, nem muito “macio”. Nos colchões muito “macios” a coluna fica “torcida”, já os muito “duros” não se ajustam ao contorno do corpo.

 2° a) Colchão MOLE

 

 

 

 

Porque o colchão não deve ser muito mole?

Só é confortável momentaneamente, durante o decorrer do sono, não sustenta os músculos que suportam a coluna, comprimindo-os de um lado e distendendo-os de outro.

b) Colchão MUITO MOLE

 

 

 

 

 

Um colchão muito macio pode ocasionar curvas ou distorções na superfície, promovendo um desalinho da coluna vertebral.

A tensão viciosa que o músculo da área cervical, dorsal, lombar e glútea faz para restaurar a posição natural da coluna durante o período do sono, deixa a musculatura tensa, produz o desconforto e a dor pela manhã, agravando problemas de postura.

c) Colchão DURO

 

 

 

 

Porque o colchão não deve ser muito duro?

Dificulta o relaxamento do corpo pois exerce pressão sobre a pele e os músculos, prejudica a circulação sanguínea, causando caimbras e formigamentos.

d) Colchão MUITO DURO

 

 

 

 

Aquele modelo bem duro, que não se adapta às curvas da coluna, deve ser evitado, pois cria pontos incômodos de pressão em seus ombros e quadris.

Vale salientar que um mau posicionamento ou movimento inadequado dos ossos, pode causar o mau funcionamento dos tecidos e órgãos por todo o corpo.

 3º Colchão IDEAL

 

 

 

 

O colchão ideal é aquele no qual a coluna se molda na posição correta, e sustenta corretamente o peso do seu corpo, proporcionando descanso.

Deite sempre de decúbito dorsal horizontal (de barriga para cima) ou em decúbito lateral (de lado). Evite deitar-se de bruços, nesta posição a coluna fica sem apoio e torna-se dolorosa.

Ao deitar-se de barriga para cima, use travesseiro fino; ao deitar-se de lado, use travesseiro médio, preenchendo o espaço entre a cama e a orelha, de modo que o pescoço fique alinhado com o tronco.

4º Qual momento de trocar o seu Colchão?

Um colchão tem prazo de validade maxima de 5 anos . Todavia, existe uma variação conforme o tipo de produto e fabricante. Devemos verificar no certificado qual o tempo de uso recomendado.

De qualquer maneira devemos ter a atenção freqüente para a situação do produto. Alguns sinais mostram que está na hora de trocá-lo.

Verificar se existe alguma mancha ou coloração diferente, buracos ou sujeira.

Estar desnivelado, com a densidade muito baixa e desconfortável, mostram também a necessidade da troca.

 5º Como escolher entre colchões de mola e de espuma? Existem muitas diferenças?

 

 

 O colchão de molas tem por característica a propriedade de possibilitar alto conforto, resistência e durabilidade para pessoas até 150 kg.

 

 

 

 

 Os colchões de espuma possuem várias densidades, cada uma delas é indicada para uma determinada faixa de peso. Isso possibilita uma maior adequação do colchão a estrutura corpórea do usuário, aumentando o conforto e a durabilidade.

 

 

6° Colchões de Látex

 Um dos melhores que poderá encontrar fabricado no mercado nacional.

Tem uma longevidade superior a todos os outros colchões e só precisam de ser arejados pois caso ainda não tenha reparado, latex é borracha.

É muito melhor que a espuma pois embora contêm poros é opaca e o Latex na maioria permite passar o ar.

Mas tem as mesmas limitações antes citadas pois precisa de ser poroso e como tal tem que ter uma textura semelhante à espuma se não, dormiria em cima de um pneu. E se for colocado diretamente sobre o chão, ir-se-á deteriorar mais rapidamente.

 O colchão de látex é um investimento a médio prazo (dez anos dependendo da qualidade e dos cuidados) devido á acumulação de umidade. E como muitos tem  canais interiores para passar o ar, a sua consistência é fragilizada por falta de suporte, facilitando os afundamentos mediante os pesos e a posições constantes.

Existem pessoas que são alérgicas ao Látex sendo uma grande contra indicação. E alguns colchões de látex para manterem a estrutura , tornão-se muito pesados (o que é incomum pois tem a ver com a qualidade do material), sendo contra-indicados para serem manuseados por pessoas de idade ou com problemas de coluna.

 7º Colchões de Viscoelástico

 Este é um dos materiais sintéticos do futuro. Existe em várias qualidades com cores à escolha .

O mais avançado elemento é o viscoelástico com memória em que existem várias variantes na forma de actuar e comportamento. Este material inteligente modela-se ao corpo exercendo pressões diferentes suavizando o assentamento do corpo em cima do colchão.

É um material que vai surgindo em modelos por parte das marcas e tem uma boa longevidade mediante a qualidade do viscoelástico e a manutenção das suas propriedades mecânicas (5, 10 e 15 anos).

 São colchões caros pois empregam materiais desenvolvidos pela investigação aeroespacial.Empregar o nome da NASA é enganar pois esta não autoriza o uso do seu nome para fins comerciais. O que é bom não precisa de recorrer a terceiros para promover.

8º O que é colchão ortopédico?

 

 O colchão ortopédico é aquele que oferece firmeza na sustentação do usuário sem comprometer o conforto.

 

 

 

9º A cama faz diferença na escolha do colchão?

A diferença começa pelas suas medidas. O encaixe perfeito do colchão é importante. As ripas devem possuir um espaço por volta de quatro centímetros entre elas, dando um melhor suporte e propiciando que haja ventilação.

 Como escolher seu travesseiro.

Altura do travesseiro

Para o seu travesseiro garantir uma ótima noite de sono, na hora de ir às compras é muito importante observar a altura dele. Se você tem o hábito de dormir de lado e costas, prefira um travesseiro de perfil alto. Se você dorme de costas e bruços, o recomendado é um travesseiro de perfil baixo.

A altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço.Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos.Escolha o que mais se adapta as suas necessidades e tenha bons sonhos!

Flocos de Espuma

O segredo para a conservação de um travesseiro e almofada é garantir-lhe condições adequadas de tempetura, umidade e pressão. Se comprimimos demais uma peça fofa e sensível, a tendência é um enrigecimento precoce do material – portanto procure afofar o travesseiro e a almofada diariamente.

No caso dos travesseiros, lembre-se que a cabeça, por aproximadamente 8 horas pressionada a fibra, funciona como uma prensa é preciso buscar neutralizar este efeito.

A influência da umidade também prejudica a performance dos enchimentos – para neutralizar o suor, procure colocar seu travesseiro por alguns minutos ao sol sempre que possível ou, eventualmente, utilizar a secadora – a combinação da temperatura com a redução da umidade fazem com que a recuperação do volume da fibra seja algo impressionante nestes casos.

Dimensões externas aproximadas (L x A x C): 48 x 15 x 68 cm.

 

Vantagem da espuma LÁTEX

A espuma de látex é durável, confortável e saudável. Os travesseiros de látex são extremamente confortáveis e possuem toque aveludado, fornecendo apoio ideal em todas as posições de sono.

Sua estrutura celular única permite retornar à forma original mesmo depois de consecutivas deformações, assim não é necessário bater ou afofar após o uso.

São moldados com milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar e sua estrutura é composta por milhões de células totalmente abertas, facilitando a respiração e fazendo com que o travesseiro fique o tempo todo em uma temperatura levemente inferior à do corpo.

Ele permite evaporação rápida da transpiração, prevenindo odores. É higiênico, fresco e extremamente confortável em todas as estações e climas.

 

Vantagem da espuma VENTISOFT

 

A espuma ventisoft apresenta textura extremamente macia e aveludada. Sua estrutura possui milhares de células abertas, mais que o dobro do que as espumas comuns. Esta característica torna os travesseiros extremamente confortáveis, com leveza e frescor incomparáveis, proporcionando máximo prazer no repouso.

 Esses travesseiros apresentam o que há de mais avançado em tecnologia de alta ventilação e evaporação, o que permite dissipar o calor corporal e eliminar a umidade e transpiração, retardando o aparecimento de odores desagradáveis ocasionados pelo suor.

 VentiSoft é especialmente recomendado para pessoas que:

Apreciam extrema suavidade de toque;

Com transpiração excessiva;

Com calor excessivo;

Voltam a face sobre o travesseiro.

 

Vantagem do travesseiro Viscoelástico (NASA)

 

 Nasa é um material viscoelástico de última geração, moldado com alta viscosidade e alta densidade (70 Kgf/m3), recomendado por ortopedistas e fisioterapeutas e comercializado em mais de 40 países no mundo.

 É um travesseiro auto-moldável e termo-sensível, que se adapta ao contorno e temperatura do corpo, exercendo menos pressão nas áreas mais quentes ou salientes e facilitando, assim, a circulação sangüínea.

 O travesseiro Nasa, além de oferecer maior capacidade de absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo, possui a propriedade de retorno lento ou memória, agindo como um verdadeiro amortecedor.

Tudo isso permite uma posição natural de descanso, prevenindo dores na cabeça, pescoço, costas, braços e ombros e garantindo um sono restaurador.

Benefício da proteção ANTIÁCARO

 A proteção antiácaro é essencial para produzir uma barreira antimicrobiana em seu travesseiro.

Um travesseiro sem proteção, com seis meses de uso, contém cerca de 300 mil ácaros, bastam 100 a 500 deles para provocar crises alérgicas.

Ele deve ter atenção especial, principalmente por duas razões:

A cabeça é a parte do corpo com mais secreção: saliva, lágrimas, cera, suor e seborréia, sem contar os cremes, perfumes, maquiagens e tinturas;

 Na movimentação durante o sono, uma parte da noite respiramos através do travesseiro.

 

Atualizado em 12 de Janeiro de 2012.

 

 

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário