Cuidados Com A Postura

Share

A coluna vertebral é o eixo central do corpo.

É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

Posturas inadequadas e movimentos bruscos que exijam sobrecargas podem contribuir para o surgimento de problemas da coluna vertebral, como cifose, lordose, escoliose, hérnia de disco e artrose.

Para prevenir, é preciso mudar os hábitos e adotar uma postura saudável. Em casa ou no trabalho, sentado ou em pé, dormindo ou dirigindo, é importante estar atento e observar se a sua postura está correta. Confira abaixo:

Ao sentar, mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés deverão ficar apoiados inteiramente no chão, a cabeça ereta e com os olhos voltados para frente, os joelhos deverão ficar em ângulo de 90º em relação aos quadris e os ombros relaxados.

Em pé, mantenha o peso do corpo distribuído entre ambas as pernas, os pés deverão ficar apoiados no chão e voltados para frente, contraia os músculos abdominais e das nádegas periodicamente, mantenha a cervical alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Se permanecer longo período de tempo na mesma posição, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto.

Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas e a coluna reta.

Evite carregar mochilas ou sacolas com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos.

 

Ao dirigir horas seguidas é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto.

Ao caminhar é importante manter as costas retas, o abdome contraído e olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e, no máximo, 4 cm de altura.

Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração. A melhor maneira é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna. Use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura da pessoa.

Fique atento. Se você não conseguir manter uma boa postura por causa de dor é bem provável que a sua musculatura já esteja adaptada ao erro. É importante, então, fazer uma avaliação médica ou consultar um especialista para orientações específicas.

Fonte: www.ministerio.saude.bvs.br, www.saude.gov.br

Atualizado em 13 de dezembro de 2011.

 

Share


Sem Comentários, Deixe um comentário